top of page

Arquitetura atemporal

Afinal, o que é arquitetura atemporal?


Atemporal é uma palavra perigosa.


Quando desenvolvemos um projeto arquitetônico consideramos as necessidades e demandas atuais. Assim como gostos e muitas vezes, tendências devido a ofertas de mercado. Dessa maneira, acredito que não existe 'arquitetura atemporal' pensando que cada projeto representa (e ainda bem!) seu tempo de criação...inclusive projetos vanguardistas.


Isso não quer dizer que projetos arquitetônicos devam seguir modismos, e sim, que é natural o processo de mudança a longo tempo.


Quando falamos de arquitetura de interiores, é muito mais fácil acabar seguindo tendências que podem se tornar obsoletas.


Então anota aí 4 materiais que perduram na arquitetura:



Metrô tile


O revestimento 'metrô' ou 'beatle' é um design de 1904 que já teve seus altos e baixos. De uns anos pra cá ele voltou com tudo. Novas paginações, tamanhos e principalmente cores.


ree

projeto Ju e Nick

É moda? Dá pra usar tranquilo?

Sim, é moda. Sim, dá pra usar tranquilo. Pois é um elemento que faz sentido, é simples e elegante. Agora, quando pensamos em longo prazo eu faço uma analogia com o azulejo quadradinho azul:


Quem não lembra desse azulejo típico de apartamentos antigos?


ree

Meu apartamento em obras


Na época deveria ser o 'must', mas hoje dificilmente alguém usaria (eu usei no meu apartamento heheh). Agora...o mesmo modelo em branco, bem mais simples de não ser odiado.



Então, caso você decida usar um revestimento metrô colorido, eu apoio (amo inclusive), mas não fique chateada caso daqui uns anos comecem a chamar ele de azulejo de vó, como nós chamamos os azuis!!


ree

projeto Lúcia e Gabriel


Granilite

Segurem o granilite!

Essa textura surgiu no século XVII na Itália (chamado te terrazzo, justamente por ser aplicado nos terraços de Veneza). É uma mistura de cimento, areia, água e minerais como granito, mármore, quartzo. No Brasil foi muito usada nos anos 40, principalmente em pisos de prédios. E há uns anos voltou com tudo.


Vamos lá, é uma textura literalmente de concreto misturado com pedra...ai as pessoas inventam um tecido que imita pedra (?)!! Não aceito!! hahaha


ree


Como eu acho legal usar:


Não necessariamente precisamos usar o granilite artesanal (até por uma questão de custo). Existem porcelanatos super bonitos que dão um ar bem descolado, ao mesmo tempo que estamos usando um revestimento de séculos atrás. Para quem pensa a longo prazo, recomendo esses com uma pigmentação mais 'miudinha' e com tons neutros.


ree

projeto Ju e Nick

Materiais naturais: mármores e madeira


Materiais naturais com certeza são as opções mais certeiras para quem busca fugir dos modismos. Quando falamos de mármores, mais uma vez as tonalidades fogem dessa regra, por isso, aposte em tons base: branco, preto, cinza, bege...já aqueles muito pigmentados como rosa ou verde, muito provavelmente terão seus dias de glória, mas os de luta também.


Em relação a madeira, não me apego tanto aos tons, pois eles representam muito mais o estilo do morador do que da época em que foi feito.


ree

projeto Mari e Diego

ree

projeto Gui



Ousar com materiais mais diferentes não é ruim, pelo contrário...eu amo. Considero o lar como um organismo orgânico, que muda assim como nós mudamos (ainda bem!). Então além de manutenção, necessidades, funcionalidade...qual o problema o estilo mudar também?!


Por isso gostamos de trazer um equilíbrio para nossos projetos, com elementos certeiros e outros, mais ousados, tudo muito bem conversado com nossos clientes.


Beijos, R!

 
 
 

Comentários


bottom of page