top of page

Como garimpar móveis em brique


Esse post é direcionado para quem gosta de móveis e objetos com história. Também é para quem não tem medo de arriscar e passar um trabalho extra.


Um jeito muito legal de trazer personalidade para os ambientes é utilizar mobiliário antigo, que pode ser de família, amigos, doação...ou brechó.


Muiiitas vezes clientes chegam até nós falando que querem arrumar seus espaços porque a casa é um frankstain: um móvel de cada canto. Beleza, não é isso que a gente quer aqui....mas vou te dar dicas de como buscar ou reaproveitar móveis antigos.


1. Busque por peças únicas


É, não adianta ir no brique e procurar um conjunto todo igualzinho. Até pode ser que encontre...mas uma ideia que acho legal é justamente a diversidade. Por exemplo, uma mesa de jantar com cadeiras diferentes. Nesses casos eu determino um ponto em comum e parto minha busca a partir disso. Por exemplo: todas as cadeiras diferentes, mas da mesma cor ou material.


Essa cadeira era da minha tia Maricota (do post anterior)

ree

2. Esteja aberta a repaginar


É comum encontrar móveis antigos mais acabados...mas ai que entra a criatividade e disposição para reformar. Assim, os acabamentos podem ser redefinidos para que faça mais sentido para a tua proposta. Interessante antes de comprar, se certificar que o material pode ser mudado - por exemplo, se é possível pintar, costurar, estofar...


A cadeira que comprei no brique veio com uma palha feia e descascada...ainda não tomei coragem de reformar, mas vai acontecer.

ree



3. Cuidado com danos permanentes


Não adianta ser um móvel super legal se está cheio de cupim. Nem vou dar muita explicação aqui né minha gente...



4. Foco na busca


É legal passear despretensiosamente e encontrar peças que nunca imaginamos. Mas pensando em gastar dinheiro, bom sempre ter em mente o que você realmente precisa - até pra não transformar sua casa em uma filial do brique. Por exemplo, defina a busca: luminária de teto do tamanho tal, material tal...


Esse espelho ganhou lugar especial perto da janela!

ree



5. Móveis ganhados


Nem tudo que compõe o 'frankstain' é ruim, o X da questão é encontrar móveis que representem uma fase, uma pessoa...tragam uma memória afetiva. Isso trás vida a casa. Muitas vezes, um móvel querido é o ponto de partida para um projeto!!


Toca discos foi comprado, nesse caso. Mas ele fez parte do projeto desde o início e eu amo o resultado dessa sala!!

ree




Esses tempos o Maurício Arruda falou sobre esse tipo de peça, que algumas pessoas falam que pode ter uma energia ruim dos outros lares que ela passou. Ele fez uma comparação com objetos que são produzidos através de uma cadeia de produção escravocrata por exemplo...qual a diferença de energia? Pra quem acredita nisso, deixo a reflexão!


Para quem quer tudo novinho, sem surpresas...não recomendo. Mas digo, é um processo muito legal, pois transforma a nossa casa em uma caixa de histórias!



ree

o garimpo pode te surpreender!!!


 
 
 

Comentários


bottom of page