Diferença de acabamentos de pisos frios: entenda mais sobre porcelanatos
- Beró Arquitetura
- 7 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Quando falamos de piso frio, nos referimos a materiais como cerâmica e porcelanatos.
Cerâmica é um material mais poroso e frágil, por isso seus tamanhos são menores.
Porcelanato, por ser mais resistente e muito menos poroso, pode ser encontrado em diversos tamanhos.
Hoje quero trocar uma ideia sobre porcelanatos. É o tipo de piso que mais indicamos quando os clientes buscam por pisos frios e em áreas molhadas.
A primeira imagem que vem em mente quando falamos de porcelanato é...:
Um piso impecável, brilhoso, com junta imperceptível.

Projeto Studio Julika Beauté - porcelanato brilho na cor bege
Maaaas vou desmistificar alguns pontos:
1. Acabamento:
O porcelanato não necessariamente é brilhoso. Aqui na Beró inclusive, só usamos esse tipo de acabamento quando os clientes fazem questão. Isso porque ele é chatinho na hora da limpeza, pois aparece muuuito a sujeira.
Gostamos bastante do acabamento acetinado, que é liso mas não tanto quanto o brilhoso...e nem áspero como pisos com textura para área externa. Encontramos com textura de cimento, madeira, mármore, lisos...

Apartamento Brisa - porcelanato acetinado com textura de cimento
2. Tamanho:
Quanto maior a peça, mais cara vai custar. Os tamanhos são muito variados e isso vai implicar na quantidade de junta (espaçamento entre as peças). Quanto maior a peça, menos rejunte aparecendo. Vale a pena investir? Depende (aff!!). Com certeza peças inteiras são mais bonitas, mas na minha opinião, vale a pena se o espaço for bem amplo e sem tantos móveis, caso contrário, qual a graça de colocar uma peça de 1x2m por em um espaço pequeno e cheio de móveis? Eu investiria a diferença $ em outras coisas!!
3. Borda:
Esse é o pulo do gato. Sabe expectativa e realidade? É nesse detalhe que devemos nos ater. Existem 2 tipos de bordas de pisos: retificada e bold. A borda retificada é reta, e a borda bold é arredondada. Na borda retificada é possível fazer uma junta fina e até mesmo sem junta, chamamos de 'junta seca' (de acordo com a recomendação de cada fornecedor). A borda bold é arredondada e por isso, precisa de mais espaçamento entre as peças, deixando um aspecto de divisão mais aparente. Além de ser mais chato de limpar. No geral, porcelanato retificado é mais caro do que o bold. Mas aqui é um investimento que eu recomendo.

4. Classes:
Nem os pisos ficaram livres de classificação. Mas nesse caso tudo bem porque nos ajuda na hora da compra. Existem vááários parâmetros de classificação mais complexos que analisam por exemplo: absorção, abrasão, limpamento... mas vou simplificar e falar das classes básicas A, B e C. Elas dizem a respeito do quão idênticas as peças são entre si, considerando tamanho e cor, sendo A a melhor, e C, inferior. Além disso, por via de regra, classe A está melhor avaliada nos itens que falei antes. Na prática falamos de milímetros de diferença e tonalidade. Isso pode ser prejudicial para quem tem toque e também caso falte peça.
Ah, outra coisa! Uma peça classe C de uma marca muito boa, pode ser até melhor do que uma classe A de uma marca 'ruim'.
5. Mão de obra:
Anotem isso e usem para absolutamente todas as etapas de uma obra: não adianta comprar o porcelanato mais lindo do mundo e contratar um profissional que não vai fazer jus a ele na hora da instalação. 'Ah mas eu comprei o piso mais barato'. Beleza...então investe em um profissional que vai instalar tão bem, que ninguém vai dizer que é classe C. Já aconteceu aqui na Beró exatamente isso: profissional que instalou pisos classe C e ficou perfeito...e outros que deixaram um classe A com cara de banheiro de rodoviária. Nem preciso dizer que o segundo profissional não era nosso parceiro. :(

Projeto GV - porcelanato com textura amadeirada e instalação intertravada
Dica bônus: sempre consideramos em torno de 10% de piso a mais na hora da compra devido a quebras. Mas as vezes acontece de faltar. Nesse caso, cuidem na hora da compra para ver se ainda tem o mesmo lote, assim as peças vem da mesma fornada.
Preciso ser a chata que fala que além disso tem vários outros aspectos pra considerar: paginação, cor do rejunte, integração de cômodos, espessura, caimento...

Curtiu? Manda para alguém que está passando por essas escolhas!
Beijos, R!



Comentários