Paisagismo ou jardinagem?
- Raquel Araujo

- 26 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Olá, olá aqui é Raquel, colega da Rafa desde a época da faculdade, arquiteta, urbanista e (quase, quase) paisagista. Nesses últimos 5 anos estive morando na Alemanha onde trabalhei e tive a oportunidade de conhecer alguns lugares bem legais. Por lá, acabei trabalhando na área de planejamento urbano e agora estou terminando minha pós-graduação na área de paisagismo, minha área preferida dentro da arquitetura. Conversando com a Rafa, um dia desses, acabamos entrando no seguinte tópico: como saber a diferença entre paisagismo e jardinagem, e como saber qual profissional eu devo procurar? Achamos que seria legal trazer para vocês o que conversamos para tirar (enfim!) essa dúvida.
Tanto o paisagismo quanto a jardinagem contemplam o trabalho de trazer elementos naturais para dentro, ou próximos à ambientes edificados, construídos aqui pela arquitetura. De maneira simplificada, o paisagismo tem a função de planejar e integrar todo o espaço aberto que engloba esses ambientes edificados (ou áreas abertas cobertas como no caso de varandas, sacadas, centros de compras..., mas isso por si só já é um assunto para uma próxima conversa!). Ele traz conhecimentos da arquitetura e da composição de espaços, ideias de mobiliários, tipos de pavimentações e iluminação, promovendo ambientes que supram as necessidades das pessoas que vão utilizá-los.

Pavimentação, iluminação, vegetação, integração...Check! ✓ - Champs-Élysées, Paris,França (julho/2014 – Fonte: acervo)

Espaço projetado por Piet Oudolf, um dos maiores nomes dos jardins naturalistas do mundo, em exposição de jardins BUGA 2021– Erfurt, Alemanha (julho/2021– Fonte: acervo)
Já os profissionais da jardinagem detêm o conhecimento sobre as vegetações, como e onde são mais bem aplicadas e quais cuidados e manutenções devemos ter, bem como sobre os sistemas necessários de implantação (irrigação, adubação, podas...). Serão eles que irão executar os projetos realizados pelos paisagistas.

Jardins de tulipas no parque Keukenhof. É impossível falar de Holanda sem falar nessas flores maravilhosas – Keukenhof, Holanda (maio/2018– Fonte: acervo)

E a fofura que é essa floricultura-café em Stuttgart?! – Stuttgart, Alemanha (outubro/2018– Fonte: acervo)
Isso não quer dizer que paisagistas não saibam sobre plantas, bem como jardineiros não possam entender sobre composições de espaços. Seria interessante pensar, aqui, que essas profissões se apoiam, com serviços complementares que vão nos dar projetos mais estruturados e com maior qualidade.

E essa integração do espaço aberto com as lojas? Extremamente utilizado! – Frankfurt, Alemanha (julho/2014 – Fonte: acervo)

Mais um pouquinho sobre integração. Espaços abertos que convidam o usuário a participar daquele ambiente...aprovado! – Sony Center, Berlin, Alemanha (julho/2021 – Fonte: acervo)
Agora, entendendo isso podemos voltar para nossa pergunta inicial: qual o profissional, então, que eu estou procurando? E eu diria...os dois! Assim como outras áreas, aqui, cada profissional irá te ajudar com uma questão diferente. O paisagista vai te auxiliar desde uma solução para a conexão dos espaços (e com a arquitetura do entorno), quanto até a decidir qual o melhor formato, altura, cor e tipo que uma vegetação deverá ter, destacando a si própria e ao ambiente. E assim, o nosso jardineiro poderá contribuir com os seus conhecimentos, indicando juntamente ao paisagista, as espécies que podem ser inseridas naquele espaço, quais cuidados e manutenções deverão ser tomados, etc.
Ao buscar o profissional certo para a realização de uma atividade, aumentamos a chance de sucesso naquilo que desejamos. Assim, acredito que o importante é tentar entender o que tu e o teu espaço precisam (e gostariam) e chamar um profissional para te ajudar a alcançar o teu sonho. E, caso não consiga identificar, mas sente que tem algo que não está legal, chama um profissional também, que ele vai poder te dar o suporte que tu precisas.
Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouquinho essa dúvida!
Beijinhos e até a próxima,
Raquel



Comentários